0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O texto das notas científicas deverão seguir a forma usual de apresentação, com as divisões propostas para os artigos originais.
O conteúdo deverá ser sucinto, conter no mínimo três e no máximo seis páginas, incluindo figuras, diagramas, tabelas, etc. de acordo com a área do conhecimento. Não serão aceitas como referências: livros didáticos, TCC, dissertações e Teses. (Baixe aqui o arquivo modelo)

Título: deverá ter no máximo 25 palavras, centralizadas e em negrito. Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas e siglas. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 14. Na última letra deve conter um número arábico, listado em nota de rodapé, quando o trabalho for resultado de dissertação ou tese.

Nomes dos autores: os nomes dos autores devem ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso e com a primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12. Cada autor é acompanhado de um algarismo arábico, listados em nota de rodapé, com função exercida, departamento, endereço da instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, país) e e-mail dos autores. O autor para correspondência deverá ser indicado.

Resumo: a palavra Resumo deverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo 250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman. Não utilizar delimitação de margens, colocar todo o resumo em único parágrafo e formatação de parágrafo do tipo “justificado”.

Palavras-chave: listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do resumo em parágrafo subsequente, sem repetir palavras contidas no título do trabalho. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11.

Abstract: a palavra Abstract deverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo 250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman e corresponder ao Resumo.

Keywords: listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do abstract em parágrafo subsequente, e corresponder as Palavras-chave. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11.

Nos textos escritos na língua espanhola deverá conter um Resumen e as Palabras Clave com texto correspondente ao resumo e palavras-chave, respectivamente.

Introdução: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: 1. Introdução. A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto em pauta; permitir uma visão global do tema e demonstrarclaramente os objetivos do estudo. No  corpo da introdução é importante citar trabalhos referentes ao assunto, publicados em revistas e capítulo e/ou livros especializados. Não serão aceitas como referências: livros didáticos, dissertações e teses. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Material e Métodos: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: 2. Material e Métodos. Nesta seção, a delimitação do universo estudado (população e amostra); técnica usada na busca da solução ou na coleta de dados; instrumentos, procedimentos e local de estudo devemser redigidos de forma sucinta. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Resultados e/ou Discussão: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. De acordo com a escolha do autor o manuscrito poderá apresentar resultados e/ou discussão conforme os Exemplos: 3. Resultados e Discussão ou 3. Resultados e 4. Discussão, em tópicos distintos. A Seção Resultados é destinada a apresentar os dados obtidos, utilizando tabelas, gráficos, figuras, fotografias ou esquemas. No caso do autor optar pela forma 3.Resultados e Discussão, a seção deverá conter os resultados com as suas respectivas discussões embasadas em trabalhos publicados em revistas, capítulos e/ou livros especializados. Para a opção 3. Resultados 4. Discussão, em itens separados, os resultados deverão ser apresentados de forma sucinta e a discussão, pertinente aos resultados obtidos, embasada em trabalhos publicados em revistas, capítulos e/ou livros especializados. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Conclusões: o  título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplos: 4. Conclusões ou 5. Conclusões. As conclusões devem ser concisas e oriundas dos resultados apresentados e discutidos. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Agradecimentos: o título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: Agradecimentos. Nessa seção os autores podem agradecer a pessoas, instituições, laboratórios e agências de fomentos. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Divulgação: o título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo Divulgação. Nesta seção deverá conter o seguinte texto:

“Esta nota (resumo) é inédita (o). Os autores e revisores não relataram qualquer conflito de interesse durante a sua avaliação. Logo, a revista Scientia Amazonia detém os direitos autorais, tem a aprovação e a permissão dos autores para divulgação, desta nota (ou resumo), por meio eletrônico”. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Referências: o título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: Referências. A elaboração das referências deve obedecer às normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

REGRAS PARA REFERÊNCIAS CONFORME FORMATAÇÃO ABNT:

 

LIVROS ESPECIALIZADOS:

SOBRENOME, PRENOME abreviado.Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano da publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série).

 

Exemplos:

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A.Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

COSTA, V. L. C.Gestão educacional e descentralização.Novos padrões. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997. 200 p.

 

 

CAPÍTULO DE LIVRO

SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).Título do livro: subtítulo do livro  (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação referente ao capítulo.

 

Exemplo:

GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica.In: BANKS-LEITE, L. (Org.).Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. P. 63-76.

DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNET

Atenção: O aceite da citação de sítios postados na internet será avaliado pelos revisores.

AUTOR(ES) ou ÓRGÃOS OFICIAIS.Título: subtítulo (se houver). Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso

 

Exemplos:

FREITAS, D. N. T.A gestão educacional na interseção das políticas Federal e Municipal. Disponível em: <http://www.ceud.ufms.br/grm/Geipfm.rtf.> Acesso em 06 mar. 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010>Acesso em: 4 mar. 2013.

 

 

ARTIGO DE PERIÓDICO

SOBRENOME, PRENOME abreviado; SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver).Nome do periódico,volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico, DOI <quando possível o número de identificação Digital Object Identifier (DOI) deve ser colocado>.

 

Exemplo:

VALLE, C. M., SANTANA, G. P., WINDMÖLLER, C. C. Mercury conversion process in Amazon soils evaluated by thermodesorption analysis.Chemosphere, v. 65, n. 11, p. 1966-1975, 2006.doi.org/10.1016/j.chemosphere.2006.07.001

 

 

COMUNICAÇÃO PESSOAL:

Não faz parte da lista de referências, sendo colocada apenas em nota de rodapé. Coloca-se o sobrenome, prenome do autor por extenso seguido da expressão “comunicação pessoal”, a data da comunicação, nome, estado e país da Instituição ao qual o autor é vinculado. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 10.

NORMAS PARA AS ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

As figuras e tabelas ao serem citadas devem ser imediatamente inseridas no texto. A legenda deve ser posicionada abaixo nas figuras e acima nas tabelas, centralizadas, numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman e tamanho 10. Figuras e tabelas não devem repetir os mesmos dados. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) de onde foi extraída, bem como autorização do detentor docopyrightou comprovação que seja de domínio público.

 

REGRAS E EXEMPLOS DE FIGURAS E TABELAS:

Tabela:Deve ser construída apenas com as linhas horizontais de separação no cabeçalho e a do final da tabela. A sua legenda deverá receber a palavraTabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do título, por exemplo,Tabela 1 – Dados demográficos da Cidade de Manaus.

Figura:Os desenhos, gráficos, imagens fotográficas, etc. devem ser nítidos. A sua legenda deverá receber a palavraFigura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do texto, por exemplo,Figura 1 – Espécies de serpentes existentes nocampusda UFAM.

Princípios Éticos
Ao relatar experimentos em seres humanos os autores deverão indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (institucional e nacional) e com a Declaração de Helsinque de 1975, revisado em 2000.

Se houver dúvida se a pesquisa foi realizada em conformidade com a Declaração de Helsinque, os autores devem explicar a razão para sua abordagem e demonstrar que o corpo de revisão institucional aprovou explicitamente os aspectos duvidosos do estudo. Ao relatar experimentos com animais, os autores deverão indicar se as orientações institucionais e nacionais para o cuidado e utilização de animais de laboratório foram seguidas.

 
 
 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×