0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os artigos de revisão oriundos de TCC, Mestrado e Doutorado serão aceitos quando acompanhados por duas ou mais cartas de recomendação do manuscrito  de membros da banca examinadora.

Outros artigos de revisão serão aceitos após análise de revisores.  Acesse o item Envio de Manuscrito para a submissão do artigo de revisão.

Documentos necessários para publicar a Revisão:   ata de defesa do TCC, Mestrado ou Doutorado e pelos menos duas cartas dos membros da banca examinadora (Baixe o modelo da carta dos membros da banca avaliadora)

Os artigos devem conter os seguintes tópicos: Resumo, Abstract, (Resumen nos artigos escritos quando o manuscrito for escrito em espanhol), Introdução, Metodologia, corpo da revisão bibliográfica (se necessário o corpo da revisão poderá ser dividido em tópicos), Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos, Divulgação e Referências. (Baixe aqui o arquivo modelo  do artigo de Revisão).

Título: Deverá ter no máximo 25 palavras, centralizadas e em negrito. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 14. Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas e siglas. Na última letra deve conter um número arábico, listado em nota de rodapé, quando a revisão for oriunda de TCC, Dissertação ou Tese.

Nomes dos autores: Os nomes dos autores devem ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso e com a primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12. Cada autor é acompanhado de um algarismo arábico, listados em nota de rodapé, com função exercida na Instituição de origem, departamento, endereço da Instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, país) e e-mail dos autores. O autor para correspondência deverá ser indicado.

Resumo: A palavraResumodeverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman. Não utilizar delimitação de margens, colocar todo o resumo em único parágrafo e formatação de parágrafo do tipo “justificado”.

Palavras-chave: Listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do resumo em parágrafo subsequente, sem repetir palavras contidas no título do trabalho. Utilizar fonteTimes New Roman tamanho 11.

Abstract:A palavraAbstractdeverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman e corresponder aoResumo.

Keywords: Listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do abstract em parágrafo subsequente, e corresponder asPalavras-chave. Utilizar fonteTimes New Roman tamanho 11.

Nos textos escritos na língua espanhola deverá conter umResumene asPalabras Clavecom texto correspondente ao resumo e palavras-chave, respectivamente.

Introdução:O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:1. Introdução.Aintroduçãotem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto em pauta; permitir uma visão global do tema e demonstrarclaramente os objetivos do estudo.No corpo da introdução é importante citar trabalhos referentes ao assunto, publicados em revistas e livros especializados.Não serão aceitas como referências: livros didáticos, dissertações e teses. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Metodologia:O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:2.Metodologia.Nesta seção deverá conter as referências consultadas para a elaboração do artigo de revisão como:Scopus, Scirus, Pubmed, Chemical Abstract,SciELO, dentre outros sítios da internet de fontes oficiais de periódicos e o período de tempo pesquisado.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Corpo do Artigo de Revisão:A organização do texto deverá ser feita a critério do(s) autor(es), obedecendo a numeração anterior. Exemplo3.<Título do tópico>.No caso de subdivisões do texto deverão ser utilizados subitens numerados, exemplos3.1,3.2etc.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Conclusão ou Considerações Finais:Os artigos de revisão deverão conter um dos seguintes itens: conclusão ou considerações finais.O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:4.Conclusão ou 4. Considerações Finais.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Divulgação:O título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. ExemploDivulgação.Nesta seção deverá conter o seguinte texto:

“Este artigo de revisão é inédito. Os autores e revisores não relataram qualquer conflito de interesse durante a sua avaliação. Logo, a revistaScientia Amazoniadetém os direitos autorais, tem a aprovação e a permissão dos autores para divulgação, desta revisão, por meio eletrônico”.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Referências:O título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:Referências.A elaboração das referências deve obedecer às normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

REGRAS PARA REFERÊNCIAS CONFORME FORMATAÇÃO ABNT:

LIVROS ESPECIALIZADOS:

SOBRENOME, PRENOME abreviado.Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano da publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série).

 

Exemplos:

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A.Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

COSTA, V. L. C.Gestão educacional e descentralização.Novos padrões. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997. 200 p.

 

 

CAPÍTULO DE LIVRO

SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).Título do livro: subtítulo do livro  (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação referente ao capítulo.

 

Exemplo:

GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica.In: BANKS-LEITE, L. (Org.).Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNET

Atenção: O aceite da citação de sítios postados na internet será avaliado pelos revisores.

AUTOR(ES) ou ÓRGÃOS OFICIAIS.Título: subtítulo (se houver). Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso

 

Exemplos:

FREITAS, D. N. T.A gestão educacional na interseção das políticas Federal e Municipal. Disponível em: <http://www.ceud.ufms.br/grm/Geipfm.rtf.> Acesso em 06 mar. 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010>Acesso em: 4 mar. 2013.

 

 

ARTIGO DE PERIÓDICO

SOBRENOME, PRENOME abreviado; SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver).Nome do periódico,volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico, DOI <quando possível o número de identificação Digital Object Identifier (DOI) deve ser colocado>.

 

Exemplo:

VALLE, C. M., SANTANA, G. P., WINDMÖLLER, C. C. Mercury conversion process in Amazon soils evaluated by thermodesorption analysis.Chemosphere, v. 65, n. 11, p. 1966-1975, 2006.doi.org/10.1016/j.chemosphere.2006.07.001

 

 

COMUNICAÇÃO PESSOAL:

Não faz parte da lista de referências, sendo colocada apenas em nota de rodapé. Coloca-se o sobrenome, prenome do autor por extenso seguido da expressão “comunicação pessoal”, a data da comunicação, nome, estado e país da Instituição ao qual o autor é vinculado. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 10.

NORMAS PARA AS ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

As figuras e tabelas ao serem citadas devem ser imediatamente inseridas no texto. A legenda deve ser posicionada abaixo nas figuras e acima nas tabelas, centralizadas, numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman e tamanho 10. Figuras e tabelas não devem repetir os mesmos dados. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) de onde foi extraída, bem como autorização do detentor docopyrightou comprovação que seja de domínio público.

 

REGRAS E EXEMPLOS DE FIGURAS E TABELAS:

Tabela:Deve ser construída apenas com as linhas horizontais de separação no cabeçalho e a do final da tabela. A sua legenda deverá receber a palavraTabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do título, por exemplo,Tabela 1 – Dados demográficos da Cidade de Manaus.

Figura:Os desenhos, gráficos, imagens fotográficas, etc. devem ser nítidos. A sua legenda deverá receber a palavraFigura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do texto, por exemplo,Figura 1 – Espécies de serpentes existentes nocampusda UFAM.

 
 
 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×