0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os artigos de revisão oriundos de TCC, Mestrado e Doutorado serão aceitos quando avaliados e recomendados por dois ou mais membros da banca examinadora. Os artigos deverão ser enviado para o email editor@scientia-amazonia.org acompanhado por duas ou mais cartas de recomendação conforme o modelo da carta (clique aqui para acessar o modelo da carta).

Outros artigos de revisão não oriundos de TCC, dissertação ou tese serão aceitos, após análise de revisores.  Para isso, seguir o procedimento para submissão artigo (manuscrito). Enviar por email (editor@scientia-amazonia.org) com os seguintes items :

1. Uma cópia completa do artigo, em pdf, contendo título do trabalho, nomes dos autores com as respectivas afiliações, o corpo do artigo (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências) e agradecimentos.

2. Uma cópia, em pdf, contendo apenas título do trabalho e o corpo do artigo (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências). Essa cópia será enviada para os revisores.

3. Enviar uma lista com cinco  nomes de pesquisadores, que atuam na área de conhecimento do artigo, com seus respectivos endereços eletrônicos.

A Scientia Amazonia utiliza o processo de avaliação duplo cego; ou seja, autores não terão conhecimento dos revisores e vice-versa

4. Um texto contexto até 150 palavras sobre a importância científica do artigo.

Os artigos de revisão devem conter os seguintes tópicos devem ser escritos conforme os itens abaixo e o modelo do artigo de revisão (Clique aqui para obter modelo  do artigo de Revisão).

Título: Deverá ter no máximo 25 palavras, centralizadas e em negrito. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 14. Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas e siglas. Na última letra deve conter um número arábico, listado em nota de rodapé, quando a revisão for oriunda de TCC, Dissertação ou Tese.

Nomes dos autores: Os nomes dos autores devem ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso e com a primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12. Cada autor é acompanhado de um algarismo arábico, listados em nota de rodapé, com função exercida na Instituição de origem, departamento, endereço da Instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, país) e e-mail dos autores. O autor para correspondência deverá ser indicado.

Resumo: A palavra Resumo deverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo 250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman. Não utilizar delimitação de margens, colocar todo o resumo em único parágrafo e formatação de parágrafo do tipo “justificado”.

Palavras-chave: Listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do resumo em parágrafo subsequente, sem repetir palavras contidas no título do trabalho. Utilizar fonteTimes New Roman tamanho 11.

Abstract:A palavraAbstractdeverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman e corresponder aoResumo.

Keywords: Listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do abstract em parágrafo subsequente, e corresponder as Palavras-chave. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11.

Nos textos escritos na língua espanhola deverá conter um Resumene as Palabras Clave com texto correspondente ao resumo e palavras-chave, respectivamente.

Introdução:O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:1. Introdução. A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto em pauta; permitir uma visão global do tema e demonstrar claramente os objetivos do estudo.No corpo da introdução é importante citar trabalhos referentes ao assunto, publicados em revistas e livros especializados.Não serão aceitas como referências: livros didáticos, dissertações e teses. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Metodologia:O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:2.Metodologia.Nesta seção deverá conter as referências consultadas para a elaboração do artigo de revisão como: Scopus, Scirus, Pubmed, Chemical Abstract, SciELO, dentre outros sítios da internet de fontes oficiais de periódicos e o período de tempo pesquisado.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Corpo do Artigo de Revisão:A organização do texto deverá ser feita a critério do(s) autor(es), obedecendo a numeração anterior. Exemplo 3.<Título do tópico>.No caso de subdivisões do texto deverão ser utilizados subitens numerados, exemplos 3.1, 3.2 etc. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Conclusão ou Considerações Finais:Os artigos de revisão deverão conter um dos seguintes itens: conclusão ou considerações finais.O título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo:4.Conclusão ou 4. Considerações Finais.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Divulgação:O título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo Divulgação. Nesta seção deverá conter o seguinte texto:

“Este artigo de revisão é inédito. Os autores e revisores não relataram qualquer conflito de interesse durante a sua avaliação. Logo, a revista Scientia Amazonia detém os direitos autorais, tem a aprovação e a permissão dos autores para divulgação, desta revisão, por meio eletrônico”.Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Referências:

A revista Scientia Amazonia adota o estilo de citação Chicago 17 edição (autor-data) nas citações dos artigos de revisão. Para fazer as citações bibliográficas dos artigos de revisão no formato Chicago 17 edição (autor-data) a revista Scientia Amazonia recomenda o uso dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley (open source) e EndNote (pago).

NORMAS PARA AS ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

As figuras e tabelas ao serem citadas devem ser imediatamente inseridas no texto. A legenda deve ser posicionada abaixo nas figuras e acima nas tabelas, centralizadas, numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman e tamanho 10. Figuras e tabelas não devem repetir os mesmos dados. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) de onde foi extraída, bem como autorização do detentor do copyright ou comprovação que seja de domínio público.

REGRAS E EXEMPLOS DE FIGURAS E TABELAS:

Tabela:Deve ser construída apenas com as linhas horizontais de separação no cabeçalho e a do final da tabela. A sua legenda deverá receber a palavraTabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do título, por exemplo,Tabela 1 – Dados demográficos da Cidade de Manaus.

Figura:Os desenhos, gráficos, imagens fotográficas, etc. devem ser nítidos. A sua legenda deverá receber a palavraFigura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do texto, por exemplo,Figura 1 – Espécies de serpentes existentes nocampusda UFAM.

 

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×