0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O texto das notas científicas deverão seguir a forma usual de apresentação, com as divisões propostas para os artigos originais.O conteúdo deverá ser sucinto, conter no mínimo três e no máximo seis páginas, incluindo figuras, diagramas, tabelas, etc.  (Clique aqui para obter o arquivo modelo)

Para a submissão da nota científica os autores deverão enviar os seguintes itens para os editores pelo email (editor@scientia-amazonia.org):

1. Uma cópia completa da nota científica, em pdf, contendo título do trabalho, nomes dos autores com as respectivas afiliações, o corpo do artigo (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências) e agradecimentos.

2. Uma cópia, em pdf, contendo apenas título do trabalho e o corpo da nota científica (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências). Essa cópia será enviada para os revisores.

3. Enviar uma lista com cinco  nomes de pesquisadores, que atuam na área de conhecimento do artigo, com seus respectivos endereços eletrônicos.

A Scientia Amazonia utiliza o processo de avaliação duplo cego; ou seja, autores não terão conhecimento dos revisores e vice-versa

4. Um texto contexto até 150 palavras sobre a importância científica da nota científica.

5. Uma cópia do parecer em pdf do Comitê de Ética para as notas científicas que relatam experimentos em animais ou em seres humanos deverá ser anexada com os demais arquivos. Para os artigos que relatam experimentos em animais ou humanos, no item Metodologia (parte experimental) deverá conter o número e data do parecer emitido pelo respectivo Comitê de Ética

Título: deverá ter no máximo 25 palavras, centralizadas e em negrito. Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas e siglas. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 14. Na última letra deve conter um número arábico, listado em nota de rodapé, quando o trabalho for resultado de dissertação ou tese.

Nomes dos autores: os nomes dos autores devem ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso e com a primeira letra de cada nome maiúscula. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12. Cada autor é acompanhado de um algarismo arábico, listados em nota de rodapé, com função exercida, departamento, endereço da instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, país) e e-mail dos autores. O autor para correspondência deverá ser indicado.

Resumo: a palavra Resumo deverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo 250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman. Não utilizar delimitação de margens, colocar todo o resumo em único parágrafo e formatação de parágrafo do tipo “justificado”.

Palavras-chave: listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do resumo em parágrafo subsequente, sem repetir palavras contidas no título do trabalho. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11.

Abstract: a palavra Abstract deverá ser escrita com a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizada. O texto deverá conter no máximo 250 palavras de tamanho 11 e fonte Times New Roman e corresponder ao Resumo.

Keywords: listar no mínimo três e no máximo cinco palavras, citadas abaixo do abstract em parágrafo subsequente, e corresponder as Palavras-chave. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11.

Nos textos escritos na língua espanhola deverá conter um Resumen e as Palabras Clave com texto correspondente ao resumo e palavras-chave, respectivamente.

Introdução: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: 1. Introdução. A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto em pauta; permitir uma visão global do tema e demonstrarclaramente os objetivos do estudo. No  corpo da introdução é importante citar trabalhos referentes ao assunto, publicados em revistas e capítulo e/ou livros especializados. Não serão aceitas como referências: livros didáticos, dissertações e teses. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Material e Métodos: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: 2. Material e Métodos. Nesta seção, a delimitação do universo estudado (população e amostra); técnica usada na busca da solução ou na coleta de dados; instrumentos, procedimentos e local de estudo devemser redigidos de forma sucinta. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Resultados e/ou Discussão: o título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. De acordo com a escolha do autor o manuscrito poderá apresentar resultados e/ou discussão conforme os Exemplos: 3. Resultados e Discussão ou 3. Resultados e 4. Discussão, em tópicos distintos. A Seção Resultados é destinada a apresentar os dados obtidos, utilizando tabelas, gráficos, figuras, fotografias ou esquemas. No caso do autor optar pela forma 3.Resultados e Discussão, a seção deverá conter os resultados com as suas respectivas discussões embasadas em trabalhos publicados em revistas, capítulos e/ou livros especializados. Para a opção 3. Resultados 4. Discussão, em itens separados, os resultados deverão ser apresentados de forma sucinta e a discussão, pertinente aos resultados obtidos, embasada em trabalhos publicados em revistas, capítulos e/ou livros especializados. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Conclusões: o  título dessa seção deverá ser numerado e escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplos: 4. Conclusões ou 5. Conclusões. As conclusões devem ser concisas e oriundas dos resultados apresentados e discutidos. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Agradecimentos: o título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo: Agradecimentos. Nessa seção os autores podem agradecer a pessoas, instituições, laboratórios e agências de fomentos. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Divulgação: o título dessa seção não deverá ser numerado, mas escrito com a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhado à esquerda. Exemplo Divulgação. Nesta seção deverá conter o seguinte texto:

“Esta nota (resumo) é inédita (o). Os autores e revisores não relataram qualquer conflito de interesse durante a sua avaliação. Logo, a revista Scientia Amazonia detém os direitos autorais, tem a aprovação e a permissão dos autores para divulgação, desta nota (ou resumo), por meio eletrônico”. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12.

Referências:

A revista Scientia Amazonia adota o estilo de citação Chicago 17 edição (autor-data) nas citações dos artigos de revisão. Para fazer as citações bibliográficas dos artigos de revisão no formato Chicago 17 edição (autor-data) a revista Scientia Amazonia recomenda o uso dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley (open source) e EndNote (pago).

NORMAS PARA AS ILUSTRAÇÕES E TABELAS:

As figuras e tabelas ao serem citadas devem ser imediatamente inseridas no texto. A legenda deve ser posicionada abaixo nas figuras e acima nas tabelas, centralizadas, numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman e tamanho 10. Figuras e tabelas não devem repetir os mesmos dados. Toda ilustração que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) de onde foi extraída, bem como autorização do detentor docopyrightou comprovação que seja de domínio público.

REGRAS E EXEMPLOS DE FIGURAS E TABELAS:

Tabela:Deve ser construída apenas com as linhas horizontais de separação no cabeçalho e a do final da tabela. A sua legenda deverá receber a palavraTabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do título, por exemplo,Tabela 1 – Dados demográficos da Cidade de Manaus.

Figura:Os desenhos, gráficos, imagens fotográficas, etc. devem ser nítidos. A sua legenda deverá receber a palavraFigura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e o conteúdo do texto, por exemplo,Figura 1 – Espécies de serpentes existentes nocampusda UFAM.

Princípios Éticos
Ao relatar experimentos em seres humanos os autores deverão indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (institucional e nacional) e com a Declaração de Helsinque de 1975, revisado em 2000.

Se houver dúvida se a pesquisa foi realizada em conformidade com a Declaração de Helsinque, os autores devem explicar a razão para sua abordagem e demonstrar que o corpo de revisão institucional aprovou explicitamente os aspectos duvidosos do estudo. Ao relatar experimentos com animais, os autores deverão indicar se as orientações institucionais e nacionais para o cuidado e utilização de animais de laboratório foram seguidas.

 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×